segunda-feira, 20 de outubro de 2008

A Casca da Hipocrisia e o
Escudo do Evangelho!
Gl.5.16_ Andai no espírito, e jamais satisfareis a concupiscência da carne.
Inicio as minhas singelas e sinceras palavras, expressando uma tristeza, no interior do meu coração, pois é lamentável puder ver e presenciar uma crise e um desgaste que o Evangelho tem sofrido, por parte daqueles que se dizem ser cristãos, mas ainda não sabem o que realmente representa o Cristianismo. Quantos escândalos, divisões, jogos de interesses, brigas por posições e cargos, roubos, subornos, e tantas outras coisas, que nos deixa triste, por saber que um dia Cristo resolveu morrer por todos nós, para que pudéssemos ser luz, não trevas. Evangelho hoje, é sinônimo de poder, fama, status, riqueza e tantas outras coisas que são naturais e não espirituais; Existe uma casca de hipocrisia que esta tomando de conta da vida daqueles que ainda não são verdadeiros nos seus atos e processos diante de Deus, estão no Evangelho, porém o Evangelho não esta neles.
Disse THOMAS BROOKS: "Deus não levará em consideração, a casca, enquanto dermos ao diabo o Grão."
O Apóstolo Paulo, Sabendo desta doença, estava vendo exatamente isto na Igreja de Gálatas, eles eram inclinados para a religião e a lei, e não para o Espírito de Deus e a Cristo, e ele apresenta dois cenários distintos, procurando esclarecer e nos mostrar as características daqueles que possuem a casca da hipocrisia, e aqueles que possuem o escudo do Evangelho.
Ele inicia nos falando em Gl.5.16-"Digo, porém:andai em Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne".

O que é está com a casca da hipocrisia?
A Casca da Hipocrisia e o Escudo do Evangelho! Vejamos:
1. É ser controlado pela Carne_ Gl.5.17

a) Ser Controlado pela carne é rejeitar, o gerenciamento do Espírito de Deus em nossa vida.
O espírito e a carne, são diretamente opostos um ao outro, conforme evidenciado por suas obras e frutos, Vs.19-22. O Resultado é um conflito implacável e arrebatador dentro dos cristãos, em que eles não podem ser bem sucedidos no reino de Deus devido este controle obsessivo da carne.

b) É está sob a lei da escravidão, e não sob o espírito Gl.5.18
Os que são guiados pelo o espírito, farão livremente o que é certo e não por obrigação da Lei, portanto estes não estão sob o cativeiro e condenação da lei.
Disse Richard Glover_ "A hipocrisia, além de encobrir as falhas, corrói rapidamente na alma, todo resquício de verdade e honra que nela existe."

2.É está sob o jugo do pecado_ Gl.5.19-21
Este é o pior de todos, está sob o jugo do pecado. Por trás da casca da hipocrisia é gerado um jugo pecaminoso, uma cadeia, uma escravidão, conduzindo muitos, a uma deformação espiritual; Paulo mostra exatamente este cenário maligno que destrói a nossa espiritualidade; Gl.5.19, Ora, as obras da carne são conhecidas, e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, facções, dissensões, invejas, bebedices, glutonarias", ele diz, ninguém herdará o Reino de Deus praticando tais coisas.

O pecado é um câncer que corrói o caráter do homem! Ele conduz o homem, a ser uma coisa que não é!
Disse Mohandas Gandhi, Não há nada pior do que ser por fora aquilo que não se é por dentro!
A casca são os nossos conceitos individualistas e as nossas pretensões religiosas, nos conduzindo à um jugo de morte espiritual.
A casca prejudica, deforma, mata, engana, ilude, destrói e conduz o indivíduo a uma amnésia espiritual, Fuja desta casca, ela é muito maliciosa!

O outro cenário que Paulo nos apresenta é o do Escudo do Evangelho.

O Que é está com o escudo do Evangelho?
Vejamos:

3.É está Imunizado com os frutos do Espírito_Gl.5.22
Quando nos revestimos e vivenciamos esses frutos, nos tornamos gigantes para superar, as motivações errôneas e disvirtuosas que a casca da hipocrisia produz; O escudo do Evangelho nos capacita a possuir uma vida autentica verdadeira diante de Deus.
O Apóstolo Paulo nos oferece essa receita em GL.5.22, " Mas os frutos do Espírito é: Amor, Alegria, Paz, Longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,mansidão e domínio próprio."
Esta é a receita para nos deixar Imunes da religiosidade farisaica, que anula a espiritualidade mutua e verdadeira que deveria esta localizada no nosso coração.
Estamos convivendo com uma crise de Identidade na Igreja, aonde os valores foram invertidos, só é valorizado quem tem dinheiro, e não, quem possui uma vida crista autentica e verdadeira! Onde está o Amor, para aqueles que necessitam de perdão? Aonde esta a Alegria da salvação e a Paz de espírito que nos conduz a longanimidade de ser suficientemente simples? Onde esta a Benignidade que produz Bondade para aqueles precisam? Onde esta a Fidelidade para com Deus no servi a Ele? A Mansidão, nos conduzindo a humildade para compreender a vontade de Deus? E o mais importante, para conduzir-nos a uma estabilidade espiritual, que é o Domínio Próprio? Eu ainda acredito que tem verdadeiros homens que não se afastam deste Escudo, tornando-os aptos para enfrentar as vicissitudes que a religião produz!

4. Este escudo me protege da Arrogância e vanglória produzida pela Hipocrisia_ Gl.5.26 e (1Co.1.26-29).

Começo este tópico final, lhe dizendo, que a Humildade nos faz pequenos aqui em baixo, porém gigantes lá em cima!
Existe uma crise no meio de alguns dos líderes religiosos desta nação, eles se escondem por trás de uma arrogância e vanglória gerada pela hipocrisia, é lamentável isto acontecer, porém, louvo a Deus, por que Ele esta levantando homens simples, pequenos, humildes e acima de tudo, dependentes Dele e não de Filosofias, dogmas e ideologias criadas por imaginação de Homens., costumo falar que Deus não está à procura de grandes homens, por que somente Ele é Grande! E Ele não pode dividir sua Glória com homens!

Paulo, mostra-nos exatamente isto em 1Co.1.26-29. Ele fala, sobre a soberba e auto-suficiência que preenchiam a mente de alguns da Igreja de Corinto; ele diz: " Visto que não foram chamados muitos sábios segundo a carne, nem muitos sábios segundo a carne, nem muitos poderosos, nem muitos de nobre nascimento; pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo, para envergonhar os sábios, e escolheu as fracas, para envergonhar as fortes; e escolheu as humildes e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são; A fim de que ninguém se vanglorie na presença Dele".
Eu termino esta palavra de Deus pra você, lhe dizendo, que a humildade é a melhor arma para vencer as nossas pretensões religiosas, nos conduzindo a receber-mos o que só os humildes pode receber a Graça de Deus inserida no Escudo do Evangelho!
Paz de Cristo Sobre a vossa vida!
Ev. João Marcos Góes.
Shallom Me Adonay!

Nenhum comentário: